Amor e Bondade
" Quem é hábil no que é benéfico, desejando alcançaraquele estado de paz, age assim:capaz, correto, honrado,com a linguagem nobre, gentil e sem arrogância,
Satisfeito e fácil de sustentar,sem ser exigente por natureza, frugal no seu modo de vida,os sentidos acalmados, sábio,moderado, sem cobiçar ganhos.
Não faz nada, mesmo que trivial,que seja condenado pelos sábios.[1]Pense: felizes, seguros,que todos os seres tenham os corações plenos de bem-aventurança.
Todos os seres vivos que existem,fracos ou fortes, [2] sem exceção,compridos, grandes,médios, curtos,sutis, grosseiros,
Visíveis e invisíveis,próximos e distantes,nascidos e por nascer:que todos os seres tenham os corações plenos de bem-aventurança.
Que ninguém enganeou despreze outrem, em nenhum lugar,ou devido à raiva ou má vontadedeseje que alguém sofra. [3]
Tal qual uma mãe, colocando em risco a própria vida,ama e protege o seu filho, o seu único filho,da mesma forma, abraçando todos os seres,cultive um coração sem limites.
Com amor bondade para todo o universo,cultive um coração sem limites:Acima, abaixo e em toda a volta,desobstruído, livre da raiva e da má vontade.
Quer seja parado, andando,sentado, ou deitado,sempre que estiver desperto,cultive essa atenção plena:a isto se denomina uma morada divinano aqui e agora.[4]
Sem estar aprisionado pelas idéias,virtuoso e com a visão consumada,tendo subjugado o desejo pelo prazer sensual,ele não mais renascerá.[5]"
Leia comentários e explicações no site :
http://www.acessoaoinsight.net/sutta/SnpI8.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário