quarta-feira, 10 de abril de 2013

Conselho de um Mestre



                      Mudar o padrão mental e os hábitos, não é uma tarefa fácil. Quantas pessoas vivem dizendo:Vou parar de fumar; vou começar uma dieta, vou parar de comer carne, de beber, vou começar a meditar... Tentam por algum tempo e acabam retornando aos velhos hábitos. Acabam adiando para um amanhã   que nunca chegará caso não haja uma grande motivação que promova a mudança. Isso requer uma enorme força de vontade até que estejamos totalmente "acostumados" com os novos hábitos.
Assim acontecem as primeiras dificuldades quando buscamos trilhar o caminho para a iluminação, motivo que acaba  afastando o praticante iniciante do caminho correto.
Tsong-Kha-pa, autor de " As etapas do caminho para a iluminação", aconselha que os praticantes busquem orientação de um mestre experiente e que se esforcem para perceber todos os ensinamentos de Buda. Aqueles aspectos que não podem ser postos imediatamente em prática não devem ser abandonados. Ao contrário, devemos pedir interiormente para que possamos ser capazes de coloca-los em prática no futuro. Sendo capaz de fazer isso, nossa perspectiva sobre os ensinamentos de Buda será muito profunda.




Sua Santidade o Dalai Lama, em seu livro O caminho para a Liberdade, A trilha para a Iluminação,  cita o seguinte exemplo:
" Para que o paciente se cure da doença, ele precisa tomar o remédio. Deixar simplesmente o remédio em um frasco não irá ajudar. Do mesmo modo que, para livrarmos as nossas mentes da doença crônica das ilusões, precisamos colocar os ensinamentos em prática e somente através da prática que seremos capazes de nos livrarmos da doença da ilusão"



Referências :
- Dalai Lama, O Caminho para a Liberdade, A trilha para a Iluminação,  Rio de Janeiro Record:Nova Era, 2001

Um comentário: